Ford New Fiesta, um caso de aplicação do Pirelli P7 verde (foto Ruy Hizatugu) |
As fabricantes de pneus instaladas no Brasil já produzem e fornecem pneus "verdes"para as fabricantes de veículos, ao mercado de reposição e também são capazes de atender futuros aumentos de demanda, uma vez que as exigências de redução de consumo e emissões decorrentes do regime Inovar-Auto forçarão o emprego de pneumáticos desse tipo.
Embora não haja um conjunto de normas que classifique pneus como verdes, essa palavra é utilizada para designar aqueles com menor resistência ao rolamento em decorrência do uso de sílica em acréscimo ao negro de fumo em sua composição. Como conseqüência, eles levam a redução do consumo de combustível e, portanto, de emissão de CO2, sem prejuízo da aderência e da segurança.
“Já fornecemos pneus verdes diretamente às fabricantes para cerca de 15 modelos. Até o fim de 2014 será seguramente o dobro disso. Temos condições de suprir o aumento da demanda”, diz o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein.
“Esses pneus custam cerca de 7% a mais, mas as fabricantes estão se voltando para eles por causa da necessidade de redução de consumo. Já tínhamos a tecnologia, mas faltava a demanda”, ressalta o executivo. “A Pirelli fabrica pneus verdes no Brasil para aros de 13 a 18 polegadas. Também complementa a gama com a importação da Argentina e da Europa”, diz. (Automotive Business)
Embora não haja um conjunto de normas que classifique pneus como verdes, essa palavra é utilizada para designar aqueles com menor resistência ao rolamento em decorrência do uso de sílica em acréscimo ao negro de fumo em sua composição. Como conseqüência, eles levam a redução do consumo de combustível e, portanto, de emissão de CO2, sem prejuízo da aderência e da segurança.
“Já fornecemos pneus verdes diretamente às fabricantes para cerca de 15 modelos. Até o fim de 2014 será seguramente o dobro disso. Temos condições de suprir o aumento da demanda”, diz o diretor de pesquisa e desenvolvimento da Pirelli, Roberto Falkenstein.
“Esses pneus custam cerca de 7% a mais, mas as fabricantes estão se voltando para eles por causa da necessidade de redução de consumo. Já tínhamos a tecnologia, mas faltava a demanda”, ressalta o executivo. “A Pirelli fabrica pneus verdes no Brasil para aros de 13 a 18 polegadas. Também complementa a gama com a importação da Argentina e da Europa”, diz. (Automotive Business)
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