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Uma lenda perpassa o universo dos interessados em automóveis. Mais ou menos a seguinte: Lee Iacocca, gerente geral da Ford — depois seria presidente e, demitido, foi dirigir e salvar a Chrysler. No distante 1961 estava ocioso ou hipermotivado, condutor do
Fairlane Group — nome da chácara onde morou Henry Ford e com apelo de nobiliarquia fordiana — reunindo os primeiros executivos de cada marca controlada pelo familiar oval azul. Pediu criasse um automóvel esportivo.
Visava preencher espaço desidiado pelos estadunidenses, deixado pelo Chevrolet Corvette e, em seu quintal pelo Thunderbird, antes um pássaro da tempestade e, naquele cenário, mais para peru gordo treinando para o Dia de Ação de Graças...E mal aproveitado pelo Chevrolet Corvair versão Monza, com motor traseiro de seis cilindros contrapostos — inspiração anabolizada de VW a ar, ou um Porsche, como querem alguns. Havia espaço. Tal segmento de mercado era preenchido pelos importados, apesar das queixas de resistência e dificuldades de manutenção.
Continua a crença, Phill Clark, designer, pegou um chassi rolante do Ford Falcon, motor frontal, seis cilindros em linha, caixa manual de três marchas. A engenharia fez uns reforços, uns “bacalhaus” elegantes para suportar futura opção de motor V-8 e demandas torcionais de condução esportiva. E, uns traços aqui, uns tapas no molde de barro, estava pronto o pedido. Batizaram-no Mustang, em logo criado pelo mesmo Phill, indicando pequeno cavalo selvagem do país. Sua primeira formada é dita mundial e impropriamente 1964 e ½, mas tal classificação é falaz. A Ford os registra como 1965.
Pony car
Lenda ou não, nela há ponto correto: o Mustang fez releitura dos EUA sobre o conceito da distribuição de massas e volumes para veículos esportivos, traçado pelos europeus no pré e pós II Guerra. Hábeis, deram nome à morfologia, chamando pony car os de capô comprido e traseira curta. Conceito aplicado no primo Cougar, pelos concorrentes Chevrolet Camaro, Dodges, Plymouths 'Cuda e, melhor deles, AMC AMX. Na prática, qualquer hatch duas-portas o pessoal dos EUA chama de pony car.
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