Friday 28 June 2013

COLUNA "DE CARRO POR AÍ"

End eletrônico:edita@rnasser.com.br                       Fax: +5561.3225.5511            Coluna 2613  27.junho.2013
O novo motor 1.0 três cilindros e o Fox
Um Fox capaz até 17% de economia sobre a versão 1.0 e quatro cilindros, é a proposta da VW para incrementar vendas por atualização e redução de consumo. Custa mais R$ 750, e diz a VW, recuperados por economia em até um ano.
Pulando a parte do automóvel, sem trocadilho mero veículo para apresentar o motor, parte mais importante da história.
É remédio tecnológico, iniciando curar carência da VW há anos, com motores de baixa potência específica, convencionais, duas válvulas por cilindro, sem brilho ou t grande. Novo, há pouco lançado na origem alemã movendo o UP!, primeiro degrau em tamanho e preço na marca.
Como é
Atual em conceitos por exigências de consumo e emissões, sonho de projetista: começar em tela branca, criando coisas novas e aperfeiçoando conceitos. Os três cilindros estão no caminho para motores pequenos, reduzidos em peças, custos de produção, consumo, emissões. Exigindo menor baia para o motor, permitem projetar carros menores, mais leves e econômicos.
Une conceitos atuais: todo em alumínio, 4 válvulas por cilindro, e funde o coletor de escape no cabeçote, aí aplicando o catalisador. Gere temperaturas diferentes, maior no bloco e menor no cabeçote, esta para diminuir a possibilidade de detonação, a batida de pinos, ante a taxa de compressão de 11,5:1.
Outras novidades, virabrequim com contrapesos especiais para absorver as vibrações do número ímpar de cilindros, bielas mais leves e, novidade maior – e pânico para reparos grandes –, os dois comandos de válvulas não são seculares eixos com excêntricos, mas a junção, por diferença de temperatura, ambiente e criogênica – 150 °C negativos –, de pequenos pedaços de eixo e os cames. Juntam-se definitivamente em 30s. Para reparos, troca da tampa do cabeçote.
As válvulas tem aberturas variáveis, para mais torque ante demanda, balancins sobre rolamentos reduzindo atrito, e polias irregulares nos eixos baixando tensões na correia dentada. Pistões com saia curta, grafitada.
Na prática da teoria, reduzir partes, pesos, atritos = + disposição + economia.
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