Thursday 4 April 2013

BMW X1 sDRIVE 20i GP, UM CROSSOVER NO JEITO

Fotos: autor


Uma coisa é certa: quem manja de carro, gosta dos BMW. Ele pode até não cair de amores pelo design de um ou outro modelo, mas gosta da máquina e a respeita, já que os estudando e dirigindo fica evidente o apuro com que são projetados e fabricados.

Foi erguendo a tampa sob o porta-malas que vi que a bateria estava lá atrás, na extremidade traseira do veículo. O mais prático e barato seria colocá-la no cofre do motor, e isso é o que a maioria dos fabricantes faz, mas ela está lá atrás para que a regra da marca seja seguida à risca, a regra dos 50-50% de distribuição de peso sobre os eixos. Tudo bem que a BMW siga essa regra nos seus esportivos e também nos sedãs, mas eu não colocava muita fé de que eles tivessem o mesmo rigor em seus utilitários e crossovers, e para conferir tratei de pesá-lo na balança da fábrica onde trabalho (balança aferida). 

O eletricista, Sr. Paulino, que pesa 76 kg, sentou ao volante, como é praxe para aferirmos a distribuição de peso (motorista que pese 75 kg, ao volante, e tanque a 90 %). E com ele ao volante pesamos somente um eixo, e esse pesou exatamente a metade do peso do veículo quando somado ao do Sr. Paulino. Teste de São Tomé. É de tirar o chapéu. Tração, só traseira.

Alto o bastante para enfrentar estradas de terra irregulares
CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment