Monday 2 September 2013

A RENAULT E SEU QUARTETO ELÉTRICO

Fotos: Divulgação Renault e autor
Da esq. para a dir.: Twizy, Zoe, Fluence e Kangoo, todos elétricos


A Renault trouxe ao Brasil a sua família de carros elétricos com a finalidade de mostrar como são e como andam, embora não haja previsão de vendê-los no Brasil. Para isso reuniu-os no Velopark, o majestoso parque automobilístico localizado na região da Grande Porto Alegre, a 30 quilômetros a noroeste da capital gaúcha, que inclui três kartódromo, um autódromo e uma pista de arrancada quarto-de-milha. A fabricante francesa, em aliança com a japonesa Nissan desde 2002, aposta firme na eletrificação do automóvel, tem quatro modelos em produção e já investiu € 4 bilhões em seu programa de veículos de emissão zero. Além do furgão Kangoo Z.E. (sufixo que significa zero emission) e do Fluence Z.E., vieram o sedã compacto Zoe e o microcarro Twizy, ambos bem recentes. A Renault aproveitou a ocasião para mostrar o Clio agora dotado de indicador de troca de marcha, tanto ascendente quanto redução, visando máxima economia de combustível.

Novidade no Clio: indicador de troca de marcha tanto ascendente quanto redução
Aproveitou também para complementar a informação de consumo de combustível oficial que consta no Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular do Conpet. No post do novo Clio em 18/12/2012 os números de consumo se referiam ao veículo equipado com ar-condicionado e direção assistida hidráulica. Sem esses dois itens o novo Clio roda, na cidade e com gasolina, 14,3 km, e na estrada, 15,8 km (7 l/100 km e 6,3 l/100 km); com álcool, 9,5 km e 10,7 km, respectivamente (10,5 l/100 km e 9,3 l/100 km). No encontro soubemos também que a correção aplicada aos números obtidos no rolo dinamométrico e seguindo a tradicional norma NBR 7024, é 22% para o ciclo urbano e 29% para o ciclo rodoviário, mais preciso que o valor médio de 24% que havíamos informado no citado post de novembro. Essa correção, repetindo, destina-se a aproximar o consumo obtido em laboratório com aquele que se consegue no mundo real.

A aposta da Renault-Nissan no carro elétrico é de tal ordem que a aliança detém 70% de todos os elétricos no mundo – 100.000, segundo o presidente da Renault do Brasil, Olivier Murget –, sendo que a Nissan responde sozinha por 50%.

O Zoe

Renault Zoe

CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment