Friday 10 January 2014

DE CARRO POR AÍ


Coluna 0214  8.jan.2014                             jrnasser@autoentusiastas.com.br

NAIAS, o Salão de Detroit, e suas 60 novidades 
Mostra assinalando o início do circo dos salões de automóveis, o Naias, montado por revendedores, é o mais importante evento em Detroit, Michigan, EUA. Foco de bom número de novidades, instigado pelas legislações de proteção ao planeta, caminhos mais factíveis em tecnologias amigas do meio ambiente. Conceito esportivo da Volvo, mostrando que os novos donos chineses deixam os suecos — de onde é e opera a marca — pensar. Um conceito dito John Cooper Works — inspirado nos carros da equipe de competição do inglês ícone preparador dos carros da marca, é feito sobre o Mini em sua nova plataforma, maior, mais larga. Pintado em cinza metálico com faixas vermelhas e detalhes. O cinza é batizado Highway. Tom diverso, nome idêntico ao utilizado no Brasil no Simca Rallye de 1963, o cinza asfalto. Nada se cria. Mais importante ao mercado brasileiro será a exibição do novo Honda Fit — a ser fabricado aqui. Plataforma e medidas maiores, base para o City e novo SUV. Como sinal partindo do segundo maior mercado mundial, o novo F-150, o picape mais vendido no mundo, reestilo e intenso uso de alumínio para reduzir peso, consumo e emissões. Terá novos motores. Alumínio em carro de trabalho pode ser novo caminho. Do país, novo Cadillac coupé, série ATS, porte menor, concorrente de BMW série 4 e Mercedes Classe C. A BMW, recém-encerrando produção de sua Série 1, terá substituta, a Série 2, motores de 4 e 6 cilindros em linha, 240 e 322 cv. Audi mostrará como atração elétrica o novo sub-SUV, o Q1, a entrar em produção em 2016, e apresentará algo mais do exibido na CES, feira de tecnologia, onde mostrou a cabine do futuro TT de terceira geração, pensada como interface para uso de tecnologias e desfrute de sua rica estrutura. Ninguém vai a Detroit por turismo. A cidade, ex farol e torre do poder estadunidense com sua líder fabricação de automóveis, vem-se estiolando, reduzindo a população, fechando negócios, tendo queda de renda e degradação de serviços. Uma cidade vazia, suja, de prédios abandonados. Tem impagável dívida federal. O NAIAS é seu grande evento turístico. De jornalistas usualmente vão 5.000. Destes, 1.500 do exterior. O evento tem foco desconhecido nos assemelhados nacionais. Além de visita prévia para imprensa, visitantes pagam, e parte do valor do ingresso destina-se a casas de caridade. Na semana aberta ao público, em 2014 de 16 a 23 próximos, não se sabe quantos visitantes terá. Ano passado 750 mil. Neste, com o tal de vórtice polar congelando a cidade, o rio Windsor que a separa do Canadá, ruas, calçadas, estradas, caminhos de ferro, aeroportos, às vésperas da abertura é impossível prever volume de visitantes. 

Audi Q1
CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment