Friday 3 January 2014

DEZ MIL QUILÔMETROS DE FIAT BRAVO DUALOGIC



Dizem que com o tempo vamos nos tornando amigos de nossos carros, íntimos, quando essa amizade se excede ou quando nos sobram motivos para admirá-los.

Não cheguei a esse ponto depois de percorrer 10 mil km com meu Bravo vermelho, versão Absolute, vários opcionais, adquirido com 15.000 km, mas gostei tanto dele, que lhe dei um apelido: Tchikloink, um apelido onomatopaico. Onomatopéia, segundo o dicionário Houaiss, s.f., formação de uma palavra a partir da reprodução aproximada, com os recursos de que a língua dispõe, de um som natural a ela associado. Um exemplo típico é o miado do gato, o gato mia, que é parecido com o som que ele produz; um segundo exemplo é o tchikloink, que é o ruído de engate de marchas de meu Bravo Dualogic.

Não chega a ser tão encantador como o ruído de engate do câmbio de quatro marchas de um Opala 6-cilindros, nada chega perto do velho Chevrolet, estes ruídos tão marcantes quanto prazerosos podem até ter saído de forma involuntária na época. Curioso notar que hoje vários fabricantes voltaram a recriar sons de prazer dos ruídos mecânicos dos carros, depois de décadas gastas em sumir com eles. O engate de marchas do Bravo Dualogic não te dá nenhum prazer especial, mas esse tchikloink o acompanhará por todo o tempo que estiver com ele.

Dualogic é o nome de uma caixa robotizada de comando eletroidráulico e embreagem única, a Ferrari adotou essa solução (F355 F1, em 1997), BMW também (câmbio SMG nos modelos de códigos, E36, E46 e E60), segue sendo uma opção interessante para quem curte as sensações de agilidade que só a caixa de marchas manual pode proporcionar e quer descansar a perna esquerda.

Logo nos primeiros momentos, dentro da garagem do prédio, notei o ruído de engate elevado, abri o capô com o motor funcionando, desliguei o rádio e comecei a mover a alavanca do Neutro para ré, do Neutro para a 1ª e pensei, caramba, por que esse escândalo? Para fazer esse exercício, tive de burlar os sistemas de segurança do câmbio e do carro, ele não liga se a porta estiver aberta, por exemplo. Mas você pode mover o câmbio com o motor desligado e tampa do motor aberta, se quiser.

Cabo de iPhone, música somente, o celular se conecta por Bluetooth, ar-condicionado bi-zona, GPS,, todos funcionam bem

CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment