Friday 7 February 2014

RESTAURAÇÕES A DAR COM PAU


Fotos: autor
A imagem tem clima californiano, mas é no Brasil, em Santa Catarina

Meu destino era a pequena cidade de Tijucas, em Santa Catarina, para ser preciso o Celeiro do Carro Antigo, uma oficina de restauração especializada em carrocerias de madeira, as populares woodies. Eu já havia produzido algumas matérias envolvendo os automóveis que saíam de lá, também já tinha visto ao vivo algumas das máquinas do Gilberto Rufino, um homem que vem se dedicando a estudar a marcenaria dos carros.


Em frente ao Celeiro do Carro Antigo uma dupla de Fords à minha espera

Por mais que já tenha visto coleções e oficinas diversas, nunca poderia imaginar que encontraria naquela pequena cidade do interior catarinense algo que — para mim — seria referência. Teria a minha disposição dois automóveis, um Ford 1948 original, sem restauração (apenas alguns retoques ao longo da vida) e também um Ford 1946, automóvel completamente restaurado pela equipe da empresa. Seria o suficiente admirar aqueles belos automóveis, mas "quis o destino" que o dono da oficina, em sua tamanha hospitalidade, me reconhecendo com um verdadeiro irmão, me ofertou a direção dos carros. Ora, o que mais eu poderia querer? Escolhi o modelo de 1948 por ser o mais curioso, a versão standard dos Ford, conhecida como Super 6. 

O centro histórico de Tijucas combina com os automóveis, que formam um "diorama natural"

CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment