Sunday 29 December 2013

CHEVROLET "MODELO T" E SEUS DESCENDENTES



Outro dia encontrei esta caminhonete Chevy vermelha da foto acima, já cansada pelo peso dos anos mas ainda em muito boa forma, estacionada a 100 metros da porta da minha casa. Resolvi então fazer uma foto e contar uma história.
Vamos navegar um pouco pelos primeiros 40 anos desta linha de veículos da Chevrolet e observar como ocorreu sua interferência no modo de vida americano da primeira metade do século 20.
Embora a denominação Modelo T tenha conquistado renome em outra família, criado por uma casa automobilística concorrente, a General Motors, através de sua marca Chevrolet, teve a ousadia de copiar aquele nome de sucesso em um dos seus veículos.
Anúncio do Chevrolet Modelo T

O Chevrolet Modelo T nasceu em 1917 para ser o patriarca de uma série de veículos comerciais da marca, que desenrolariam uma longa história de serviços prestados, desde o trabalho pesado, passando por transporte de carga em cidades e no campo e, finalmente, transformando-se num dos produtos preferidos dos consumidores americanos, tendo registrado sua glória também em outros lugares do mundo.
Versátil e com simplicidade de construção, o segmento de trucks, na denominação americana, os quais chamamos aqui de pickups mas que também podem receber nomes variados como camionetes, caminhonetes, picapes, oficialmente, segundo definição do Código de Trânsito Brasileiro, é caminhonete, veículo destinado ao transporte de carga com peso bruto total de até 3.500 kg com compartimento de carga separado do de passageiros.
Sempre que penso em picapes, lembro de sua versatilidade e múltiplas aplicações, mais ou menos como diz a música do Kid Abelha, “Na rua, na chuva, na fazenda...”.
O patriarca de uma geração

CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment