Monday 9 December 2013

DEZ FERRARIS QUE NÃO GOSTO

Ferrari, uma marca que de vez em quando comete deslizes

Depois de deixar clara a minha admiração pela marca de carros mais conhecida no mundo, no texto sobre meus Ferraris preferidos, chega a hora de mostrar que tudo na vida tem o lado bom e o ruim.

Ferraris são como maridos. Por mais que façamos, as esposas sempre pedem algo mais. Se levantar uma parede, poderia ter feito mais plana. Se tiver feito o jantar, poderia ter feito o almoço também. O problema de ser marido é o nível de expectativa que geramos por termos sidos os escolhidos pela mulher amada. 

Ferraris sempre geram expectativa e, ao menos para mim, deveriam ser perfeitos em tudo, sempre, dada a fama e o valor da marca, sem contar a qualidade elevadíssima dos profissionais que os desenvolvem.

Mas maridos e Ferraris são obras humanas, e assim, sujeitos a imperfeições. Ninguém é perfeito em tudo, 100% do tempo. A fábrica de Maranello tem sido, nesse ponto, como qualquer outro fabricante de carros em produção seriada. Varia do sublime ao ridículo com freqüência mais ou menos constante. Como os maridos.

Não vou dizer que Ferraris são como esposas, porque senão logo alguém vai estar dizendo “a” Ferrari, e Ferraris são carros e carro é substantivos masculino na língua portuguesa.  Senão, estaríamos dizendo a Corvette, a Porsche, a Mustang, a Onix, a Golf, a Focus. Além disso, mulheres tendem a ter menos imperfeições do que homens, e não seria justo ligá-las a um carro, máquina imperfeita.

Vamos então à minha lista em ordem aleatória de carros “furados” da maravilhosa marca cujo brasão homenageia Francesco Baracca, o ás italiano da Primeira Guerra Mundial que abateu trinta e quatro aeronaves nesse conflito.

Francesco Baracca e seu Nieuport 11; note o cavalo empinado

CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment