Saturday 7 December 2013

GIUBILEO D'ORO DELLA GIULIA GT

Fotos: Alfa Romeo, Divulgação, autor, supercarfrance.com, alfa1750gtv.blogspot.com.br. Ilustração: Matheus Mari


O ano de 1963 testemunhou o nascimento do Alfa Romeo Giulia Sprint GT, que se tornaria uma lenda da história do automóvel clássico. Descendente do Alfa Romeo Giulia berlina (sedã em italiano) de um ano antes, surgiu o incrivelmente belo Giulia 1600 Sprint GT, apresentado oficialmente à imprensa em 9 de setembro no Salão de Frankfurt. Logo depois ganhou o apelido de “scalino” (degrau, em italiano), devido ao não fechamento completo do capô na parte dianteira da carroceria, o que deixava uma estreita fresta, característica dos modelos dos seus primeiros anos de produção.

Um veículo de grande e imediato sucesso, apoiado no melhor que um automóvel pode oferecer para seu público: modernidade mecânica, carroceria de estética refinada e desempenho convincente. 

Fresta na dianteira lhe deu o apelido de "Scalino"

A motorização 1600 tinha acabado de surgir no modelo Giulietta Sprint em 1962, um motor evoluído do 1300 e seu cabeçote de duplo comando com eixos de válvulas inclinados. É fascinante lembrar que a esta disposição do cabeçote, hoje comum e difundida, foi elaborada pela própria Alfa Romeo nos idos de 1914, quando Giuseppe Merosi, responsável técnico da marca na época, consegui aumentar as dimensões das válvulas e melhorar a eficiência da câmara de combustão, aproximando as válvulas de admissão e escapamento formando um ângulo num cabeçote de desenho piramidal. 

Giuseppe Merosi, 1872-1956 (alfistas.es)

CONTINUE LENDO >>>

No comments:

Post a Comment